Fuga(z)

o espontâneo, o pormenor, o retrato, o sentido - "Quem poderá deter o instante que não para de morrer?" (Sophia M.B. Andresen)

terça-feira, novembro 07, 2006

Volto a actualizar este meu blog (que pela minha extrema regularidade tinha já os dias contados!) porque me pareceu impossível não o fazer.
Antes de mais, devo um pedido de desculpas aos visitantes assíduos deste cantinho (cof cof) pelo tempo de desleixo. A verdade é que a finalidade deste blog tinha-se esgotado, pensava eu, pois sendo eu de humores :p, não me apetecia mais publicar posts escritos por mim!
Mas existem assuntos maiores, que pela sua pertinência e importância, exigem ser divulgados. O que me motivou para toda esta conversa chama-se An Inconvenient Truth, o filme de Al Gore, que só há pouco tempo tive oportunidade de ver. Devo dizer que me sensibilizou enormemente para a questão ambientalista. O Sr. Al Gore, de quem conhecia apenas o nome, mostrou-se um orador exímio e um auto-didacta empenhado. Beneficiando da sua qualidade de figura pública, há largos anos que percorre o mundo mostrando uma apresentação em ppt, através da qual procura cativar e sensibilizar a audiência. E consegue-o!
Explica a leigos como funciona e quais as implicações do aquecimento global no nosso planeta. É bastante elucidativo até porque exemplifica e ilustra todos os factos que apresenta. E a realidade é assustadora! Sem nos apercebermos, estamos a matar a nossa única casa! A emissão em larga escala de dióxido de carbono está a provocar a retenção de raios solares na atmosfera terrestre em quantidades superiores ao normal. Na prática, isto significa mais concentração de calor e o consequente degelo de superfícies. A previsão dos cientistas é que o nível de água do mar continue a subir de forma galopante, podendo alcançar o valor de sete metros, pelo degelo de um dos pólos.
Considerando que não sou cientista (com grande pena minha de n ter jeito para a coisa) sugiro a visita ao site www.climatecrisis.net para informação fidedigna.
Quanto a Al Gore, é um exemplo a seguir. Mesmo depois de ter sido apelidado de radicalista por alguns congressistas americanos, Al Gore não baixou os braços e profere, aliás, como uma das soluções para o problema, que todos tomemos uma atitude:

“Envia cartas para o Senado. Se o Senado não te ligar…candidata-te ao Senado!”

Bom resto de semana pa todos!

Rita Caetano

Já agora, vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=-5429gHR7mM

1 Comments:

At 6:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estava demorado um novo post :P

marcarei entao o filme para visionamento mais tarde ^^

portate bem moça ^^

 

Enviar um comentário

<< Home